quarta-feira, 16 de maio de 2012

TRABALHANDO COM RÓTULOS


* Esclareça que rótulo é um impresso afixado em recipíentes e embalagens de produtos, apresentando informações sobre este produto, e contendo, geralmente, a logomarca da empresa fabricante.
* Solicitar que as crianças juntem rótulos diversos e tragam para a sala de aula.
* Montar um mural com os rótulos, realizando diversas explorações.
* Pedir que escolham um rótulo:
- Colar o rótulo em uma folha de sulfite A4.
- Circular a logomarca no rótulo escolhido.
- Destacar a letra inicial da logomarca.
- Pintar as letras do rótulo que estão no seu nome.
- Contar o número de letras contidas na logomarca do rótulo e registrar por meio de desenhos e números.
- Ilustrar para que serve o produto que continha esse rótulo.
- Com ajuda da professora, localizar a data de fabricação do produto, a data de validade, o peso líquido.
- Questionar: Para quem este texto é escrito? Todas as palavras do rótulo são escritas com o mesmo tipo de letra? Por que algumas palavras são escritas com letras maiores?
* Ao trabalhar com rótulos, é necessário que o aluno perceba não só as formas, as cores, os desenhos, mas também os nomes escritos: logomarca e nome do produto, quantidade, peso, data de fabricação e validade, etc. É importante questionar os alunos, perguntando para que servem todos os escritos e desenhos: Só para enfeitar? Existe outra finalidade? Qual? Por que precisamos ler o que está escrito? Chamar a atenção de que todas as características apontadas no texto da embalagem têm a finalidade de atrair a atenção dos consumidores para que comprem o produto.
* As embalagens, portanto, são portadoras de muitos textos e se constituem em recurso de grande valia não só para gerar atividades de leitura e de escrita, como para desenvolver o espírito crítico do aluno.


fonte:
http://dani-alfabetizacaodivertida.blogspot.com.br/2009/01/trabalhando-com-rtulos.html

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Vídeo: Vida Maria

 

Este vídeo intitulado "Vida Maria" foi me apresentado ano passado por uma amiga e também foi trabalhado como conteúdo didático na minha turma de graduação.
 
"Vida Maria" é um curta-metragem em animação 3D que tem como personagem principal Maria José, com seus sonhos interrompidos ainda criança, quando precisou abrir mão de suas descobertas, das letras, dos estudos, para se dedicar ao trabalho. Ela cresce, conhece Antônio e se casa, tem filhos, entre eles, Maria de Lourdes e aí mais um ciclo se repete, pois Maria José age com Lourdes exatamente como sua mãe agiu, reproduzindo o seu passado no futuro da filha.

Eu sempre trabalho esse vídeo com minhas turmas de Inclusão digital. A comoção e o retratamento da vida de muitos estapanda no vídeo nos faz pensar e refletir sobre como aproveitar melhor as oportunidades que, mesmo na vida adulta, aparecem em nossa porta. 
Fica a Dica!!!

terça-feira, 1 de maio de 2012

Aula: Usando o próprio nome

Esta atividade foi montada para trabalhar com o nome do aluno. Trabalhando com letra inicial e final, quantidade de letras, alfabeto, relação letra/som.

Objetivo: Familiarizar os alunos com as letras do alfabeto em relação com as letras do seu próprio nome.
Metodologia: Atividade impressa, seguindo a dinâmica do texto. 
Avaliação: O aluno será avaliado de forma contínua e progressiva durante os primeiros meses de aula.


Atividade para o dia das mães


Com a chagada do dia das mães podemos fazer uma didática com cartões ou flores de papel, onde cada aluno vai colorir e dedicar seu cartão para alguma colega de classe ou para as mães de sua família, seja ela sua filha, esposa, irmã, etc.  

Objetivo: Realizar dinâmica de integração com a turma abordando o tema dia das mães. 
Metodologia: Levar cartões impressos para colorir ou flores para pintar e montar na sala.
Avaliação: Por ser uma atividade de integração não haverá uma avaliação e sim uma socialização da turma. 
cartão dia das mães

flor para o dia das mães

Aula: Colorindo as profissões



Objetivo: Fazer uma interação social entre as profissões dos alunos e ao mesmo tempo acostumando-os com  o manoseio do lápis.

Metodologia: Apresentar figuras que caracterizem a profissão dos alunos. Pedir para que cada aluno relate as funções de suas atividades profissionais. Colorir as figuras apresentadas.

Avaliação: A avaliação se dará pela participação e interação dos alunos.
cozinheira - dona de casa



pescador

costureira

faxineira - zeladora

vendedor

gari - zelador

pedreiro

pintor

Caderno de orientações didáticas para EJA

Estava pesquisando na "net" maiores orientações para o ensino de AJA, encontrei no site http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/BibliPed/Documentos/publicacoes/orienta_alf_portal.pdf um arquivo em pdf que pode ser baixado gratuitamente, com o título  CADERNO DE ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PARA EJA. ALFABETIZAÇÃO. Da Secretaria Municipal de Educação do estado de São Paulo. 




Alfabeto maiúsculo, minusculo e ilustrado.

Este é um modelo de alfabeto maiúsculo, minusculo e ilustrado que serve para colar no caderno dos alunos para que assim sempre que eles tenham dúvidas saibam onde encontrar ajuda.