terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sites de Compartilhamento: imagens, músicas e filmes livres.


É um portal de música que utiliza obras licenciadas em Creative Commons. No Jamendo os artistas disponibilizam suas obras e determinam o tipo de licença que queiram usar. Lá o ouvinte terá no mínimo a liberdade de baixar a música, fazer cópias (desde que não seja para fins comerciais) e ouvir em seu mp3player, celular, entre outros, sem infringir a lei de direitos autorais.

Porta Curtas Petrobrás disponibiliza produções de filmes nacionais de curta metragem. O conteúdo do Porta Curtas (títulos, sinopses, fotos, etc) pode ser utilizados em qualquer publicação, desde que não seja comercializada. São também liberados usos não comerciais dos relatos das experiências dos professores que utilizaram os filmes na sala de aula. Para se ter mais informações sobre o uso do conteúdo do Porta Curtas, clique aqui.
Projeto Curta na Escola - http://portacurtas.com.br/curtanaescola
Surgiu a partir do Porta Curta Petrobrás, o Curta na Escola tem um direcionamento pedagógico, onde professores compartilham as experiências em torno da utilização dos curtas em sala de aula através de comentários aos filmes, discussões no fórum e, principalmente, do envio de relatos de suas experiências com a exibição de filmes aos alunos. Tais relatos integram um grande banco de experiências educacionais, permanentemente aberto para consultas por todos.
Domínio Público - http://www.dominiopublico.gov.br
O conteúdo total disponível na biblioteca digital Domínio Público chega a quase 200.000 acervos entre textos, imagens, sons e vídeos. O portal é desenvolvido em software livre e seu ambiente virtual permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas, já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal. No acervo podemos encontrar a obra completa de Machado de Assis, poemas de Fernando Pessoa, músicas eruditas brasileiras, materiais com fins pedagógicos e uma diversidade muito rica em conteúdos de mídias diversas.
Wikipédia é uma enciclopédia em várias línguas online livre colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por várias pessoas comuns de diversas regiões do mundo, todas elas voluntárias. Por ser livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado, desde que preservados os direitos de cópia e modificações, visto que o conteúdo da Wikipédia está sob a licença GNU/FDL (ou GFDL) e Creative Commons Attribution-ShareAlike (CC-by-SA) 3.0. Criada em 15 de janeiro de 2001, a Wikipédia baseia-se no sistema wiki (do havaiano wiki-wiki = "rápido", "veloz", "célere").